Dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê

A explicação é científica: "Dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê".

Pretendendo engravidar? Prefere um sexo específico? Sabemos que sim, mas que a maioria das mamães não gostam de admitir tal preferência e vivem repetindo: "Tanto faz, mas que tenha saúde". Sei. Mas mesmo muitas das que não querem admitir - pra que ninguém diga com desdém depois: "Fulana queria menina, mas veio menino!" -, têm sim quem prefira engravidar de um ou outro gênero, principalmente quem já tem um filho do outro sexo.

Dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê
Dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê

E você sabia que esse desejo não revelado pode ser conseguido? E parece ser mais fácil do que se imagina e - melhor - a explicação é científica. O dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê.

Leia também: Como engravidar de menina.

Mas por que o dia da concepção ajuda a definir sexo do bebê? É que os espermatozoides que carregam o cromossomo masculino e o feminino (sim, é o homem quem define o sexo do bebê) possuem características diferentes.

Os espermatozoide que gera menino é menor, mais leve, rápido e frágil; já o da menina tem mais peso e perde em velocidade, porém, é mais resistente.

Leia também: Abacate aumenta a fertilidade.

"Cientistas das décadas de 1970 e 1980 mostraram que, se você tem relação sexual cerca de dois dias antes da ovulação, a chance de nascer uma menina é maior, porque o espermatozoide feminino consegue esperar pelo momento da ovulação. O masculino não, por ser menos resistente";

Explica o obstetra e ginecologista Fábio Cabar, especialista em reprodução humana e médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).




Leia também: Obesidade na gravidez afeta imunidade do bebê, diz estudo.

Por outro lado, se a pretensão é engravidar de um menino, o melhor momento para ter relações sexuais é no dia do início da ovulação.

"Os espermatozoides que carregam o cromossomo Y (masculino) são mais rápidos e conseguem chegar antes ao óvulo", explica a médica Paula Bortolai, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, de São Paulo.

Seguindo essas recomendações, a possibilidade de conceber um bebê de um sexo ou de outro aumenta, mas não é garantida.

"Você pula de uma chance de 50% para até 80%. É um cenário mais otimista, mas não preciso", declara Cabar.

Leia também: Gravidez psicológica, sintomas.


Leia Mais ►

Abacate aumenta a fertilidade

Comer abacate e molho saladas com azeite de oliva pode ajudar as mulheres que tentam ter um bebê por fertilização in vitro, os pesquisadores afirmam.

Os alimentos normalmente consumidos como parte da dieta mediterrânea podem triplicar as chances de sucesso para as mulheres que fazem tratamento de fertilidade.

Abacate aumenta a fertilidade
Abacate aumenta a fertilidade


Um estudo descobriu que a gordura monoinsaturada - encontrada no óleo de oliva, óleo de girassol, nozes e sementes - foi melhor do que qualquer outro tipo de gordura para as mulheres que desejam ser mães.

Aquelas que ingeriam maiores quantidades tinham 3,4 vezes mais chances de ter um filho após fertilização in vitro do que aquelas que comiam a menor quantidade.

Em contraste, as mulheres que comiam a gordura saturada, principalmente encontrada na manteiga e carne vermelha, produziam óvulos menos saudáveis para uso em tratamentos de fertilidade.

Especialistas dos EUA estavam por trás do estudo e acreditam que as gorduras monoinsaturadas - que já são conhecidos por proteger o coração - podem melhorar a fertilidade por reduzir a inflamação no corpo.

O estudo foi apresentado na Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, em Istambul. Foi realizado na Harvard School of Public Health, financiado pelo National Institutes of Health EUA.

O líder do estudo, o professor Jorge Chavarro, disse: "Os melhores alimentos para comer para aumentar a fertilidade são o abacate, que tem vários níveis de gordura monoinsaturadas e baixos de outros tipos de gordura e o azeite de oliva.

Fonte: Dailymail
Leia Mais ►

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada