Exame de sangue detecta câncer de mama 5 anos antes

Parece inacreditável imaginar que um exame de sangue poderia detectar o câncer de mama 5 anos antes dos sintomas? Melhor ainda é imaginar que com o resultado se pode prevenir que a doença se desenvolva de fato. Vamos entender?




Segundo uma pesquisa dinamarquesa da Universidade de Copenhagen, além de detectar o câncer de mama cinco anos antes, este novo exame é muito mais preciso que a mamografia (considerado até agora o melhor exame para detectar o câncer de mama no começo).

Leia também: Outubro Rosa X Câncer de Mama: importância de prevenir o câncer de mama.

Exame de sangue detecta câncer de mama 5 anos antes
Exame de sangue detecta câncer de mama 
Fazendo um comparativo, o novíssimo exame de sangue pode prever até 5 anos antes do câncer se desenvolver e ainda tem um nível de precisão de 80%, enquanto os exames de mamografia são de 75% e só depois que a pessoa já desenvolveu a doença. Uma diferença bastante expressiva, não?

O novo exame de sangue também pode resolver o problema de falsos positivos que vem assombrando a mamografia há muito tempo.

Leia também: 10 motivos para fazer mamografia.

Como funciona o exame de sangue que detecta câncer de mama 5 anos antes?


Os cientistas observaram 57.000 participantes ao longo de 20 anos, recolhendo amostras de sangue ao longo do caminho. Desse total, foi retirada uma amostra de 800 mulheres, dividida em dois grupos – aqueles que permaneceram saudáveis ​​durante todo o processo, e aqueles que desenvolveram câncer de mama no prazo de 7 anos de sua primeira amostra de sangue.

Leia também: Quais alimentos comer ou evitar para prevenir câncer de mama.

As amostra de cada uma dessas mulheres foram comparadas e os respectivos perfis metabólicos construídos. Tais perfis eram muito semelhantes entre cada grupo, ou seja, as que desenvolveram o tumor, tinham um determinado perfil; já as que não desenvolveram apresentavam outro. A observação das amostras sanguíneas foi feita "a fim de detectar mudanças na forma como os compostos bioquímicos são processados durante a fase pré-cancerosa", diz Laura Donnelly no Telegraph. O conceito é o mesmo usado por pesquisadores da Universidade de Harvard em os EUA para prever as chances de uma pessoa desenvolver outros tipos de câncer, como leucemia, linfoma e síndrome mielodisplásica. Nos próximos anos, poderemos olhar para certas mutações que acreditamos originar de células estaminais* presentes no sangue.

* Células estaminais são aquelas cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação".




Devido aos resultados, foi possível prever com precisão de 80% se os pacientes seriam afetados pela doença. A função do exame de sangue para câncer de mama ajudar a prevenir futuros possíveis cânceres de mama, tornando o combate e sobrevivência para cada mulher próximo de 100%.

Leia também: Teste genético que detecta câncer de mama.

Fonte: http://www.sciencealert.com/new-blood-test-can-predict-breast-cancer-five-years-before-it-develops.
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Não indicamos medicamentos, pois apenas um médico, dentista e farmacêutico são autorizados a prescrever prescrever medicamentos e, ainda sim, em um local físico de trabalho.

Fornecemos aconselhamento/assistência farmacêutica.

Infelizmente, não conseguimos responder a todas as perguntas, mas muitas são respondidas pelos próprios internautas que veem as perguntas e as respondem.

ATENÇÃO!
Respostas que não foram escritas pelo Saúde da Mulher NÃO são de responsabilidade do Blog.

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada