Obesidade na gravidez afeta imunidade do bebê, diz estudo

Estudo aponta que obesidade na gravidez afeta imunidade do bebê.


Um estudo publicado na revista científica Pediatric Allergy and Immunology concluiu que o sobrepeso na gravidez pode afetar a saúde dos bebês, mais especificamente a imunidade dos recém-nascidos, tornando-os mais suscetíveis a pegar doenças.

Leia também: Candidíase na gravidez prejudica o bebê?

Obesidade na gravidez afeta imunidade do bebê, diz estudo
Obesidade na gravidez afeta imunidade do bebê, diz estudo

Como foi o estudo obesidade na gravidez X imunidade dos bebês

A pesquisa foi realizada com a participação de 39 mulheres e seus bebês. No início da pesquisa cada mulher teve seu índice de massa corporal (IMC) calculado. Em um outro momento da pesquisa elas foram divididas em três grupos: 11 tinham peso saudável, 14 estavam com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) e 14 eram obesas (IMC acima de 30).

Leia também: Colesterol Alto na Gravidez: como evitar, incidência e consequências.

O estudo consistia em coletar sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos e depois analisar o perfil e quantidade das células imunes. De acordo com o resultado os bebês nascidos de mães que se tornaram obesas apresentaram células "enfraquecidas" em comparação com as que possuíam peso saudável.

"Essas alterações podem diminuir as respostas do sistema imunológico aos agentes infecciosos e comprometer a vacinação", disse a autora principal do estudo Ilhem Messaoudi, da Universidade Califórnia-Riverside. "Isso poderia mudar como reagimos à vacinação, por exemplo. Será que devemos alterar a frequência com que vacinamos as crianças nascidas de mães obesas?", questiona.

Mas apesar dos resultados terem direcionado para a conclusão de que a obesidade materna interfere na saúde de bebês recém-nascidos, a pesquisadora acha que ainda são necessários novos estudos.

Leia também: Sintomas da pré-eclâmpsia; causas e tratamento da doença que aumenta no inverno.

Leia tudo o que já foi escrito sobre Gravidez.

Fonte: Veja
Foto: Pixabay
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Mais posts...

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada