Copo Menstrual: Saiba TUDO sobre ele!

Copo menstrual: entenda como funciona e como usar os copos menstruais, além das vantagens em relação aos absorventes internos.



Copinhos Menstruais: Saiba TUDO sobre eles!
coletores menstruais coloridos!!


O copo menstrual de silicone foi criado nos Estados Unidos para substituir os absorventes internos e também são úteis para quem tem alergia ao material dos absorventes (internos ou comuns).

COPO MENSTRUAL: SAIBA TUDO SOBRE ELE!

Confira abaixo várias características do copo menstrual.


Copo menstrual é uma opção econômica


Independentemente do preço do copo menstrual, a longo e médio prazo, ele sairá mais barato do que comprar absorventes todo mês.


>>Leia também: Menstruar ou não menstruar.


Copinhos menstruais são hipoalergênicos


Quem tem alergia ao material dos absorventes (internos ou comuns) vai se beneficiar do uso do coletor menstrual de silicone. Assim, podemos dizer que os copinhos menstruais são hipoalergênicos e super seguros. Mas atenção! Para serem hipoalergênicos, os copos menstruais precisam ser feitos de silicone cirúrgico. Possíveis alergias podem ser causadas se a limpeza e higienização não for feita de maneira correta, como mostramos mais abaixo.


Copinhos menstruais são eco-sustentáveis


Muito comum nos EUA, esta novidade no mercado de higiene feminina, o copo menstrual pode durar até 10 anos, o que o torna ecossustentável, já que não é descartado junto com o lixo comum.


Como higienizar o copo menstrual


A higienização do copo menstrual deve ser feita com água e sabão neutro. Alguns fabricantes dos copinhos de silicone comercializam um gel ou líquido para higienização, no entanto, não é necessário a utilização de tais produtos, já que a água e o sabonete darão conta do limpar corretamente o acessório. É de suma importância que no final do ciclo o copinho menstrual seja esterilizado em água fervente, onde deve permanecer por 2 minutos e meio. Depois ele deverá ser guardado na bolsa coletora que acompanha o produto.


Quanto tempo dura um copinho menstrual?


Se lavado e esterilizado corretamente, o copo menstrual pode durar até 10 anos, quando deverá ser substituído. Então, se hoje você comprar um copinho menstrual e usá-lo todo sando mês, provavelmente em 10 anos você deverá comprar outro. Mas para ele ser ainda mais ecológico, lembre-se de descartá-lo em coleta seletiva para plásticos.


Como colocar o copo menstrual?


Na própria embalagem do fabricante vem um folheto explicativo de como colocar o copo menstrual, mas na imagem abaixo pode ser conferida duas maneiras corretas de colocar o dispositivo no corpo. Uma delas se adequará a você.

Copinhos Menstruais: Saiba TUDO sobre eles!
Copinhos Menstruais: como colocar os copos menstruais


Quanto tempo o copo menstrual pode ficar no corpo?


Primeiramente olhe na embalagem (ou folheto explicativo) do copinho menstrual de cada fabricante. Em geral, a troca pode ser feita entre 8 e 12 horas. No entanto, isso também pode depender da quantidade de fluxo diário da mulher (que varia de 30 a 100 ml por dia). Os copinhos menstruais possuem capacidade que varia de 25 a 30 ml, a depender do tamanho e fabricante.


>>Leia também: Amenorreia, significado, causas e sintomas.


Tamanhos de coletores de menstruação. Qual o melhor pra mim?


Os copinhos menstruais possuem dois tamanhos diferentes, variando quanto ao diâmetro do dispositivo. O menor possui cerca de 4,0 cm de diâmetro e o maior possui 4,3 cm de diâmetro, tendo ambos 7,2 cm de altura. Embora a diferença seja muito pouca (menos de meio centímetro), o copo pequeno é ideal para mulheres entre 25 a 30 anos de idade e também para aquelas que não possuem filhos nascidos de parto normal. Já o maior é indicado para quem tem mais de 30 anos e para aquelas já tiveram um parto normal (vaginal).

Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Não indicamos medicamentos, pois apenas um médico, dentista e farmacêutico são autorizados a prescrever prescrever medicamentos e, ainda sim, em um local físico de trabalho.

Fornecemos aconselhamento/assistência farmacêutica.

Infelizmente, não conseguimos responder a todas as perguntas, mas muitas são respondidas pelos próprios internautas que veem as perguntas e as respondem.

ATENÇÃO!
Respostas que não foram escritas pelo Saúde da Mulher NÃO são de responsabilidade do Blog.

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada