Chorar faz bem a saúde, por quê?

Entenda por que chorar faz bem a saúde e o que está por trás de tantas lágrimas e o que elas provocam em nosso organismo.

Se quando seus filhos choram você tem o hábito de dizer: "engole o choro, engole o choro!", desculpe a franqueza, mas você está agindo muito mal, mesmo quando for choro de birra.

Isso por sempre que há choro, há uma "emoção" por trás dele e essa emoção precisa ser LIBERADA em forma de lágrimas. Oras, quem nunca ouviu as expressões "chorar lava a alma" ou "chorar faz bem".
Chorar faz bem a saúde
Chorar faz bem a saúde

Mas por que chorar faz bem a saúde?


Depois de uma boa sessão de lágrimas teremos menos ansiedade, irritação e tristeza. Chorar provoca uma reação bioquímica relaxante no organismo. E é por isso que diz-se que chorar lava a alma.


Chorar faz bem bioquimicamente falando


- Excesso de manganês?

Chorar faz bem porque diminui o nível do mineral manganês do corpo, trazendo um alívio quase que imediato.

- Leucina-encefalina: como atuam no choro

Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, quando choramos nosso encéfalo produz uma substância chamada leucina-encefalina: ela gera uma sensação de alívio semelhante a da morfina.


- Curiosidades sobre as lágrimas


  1. Sabia que o nosso corpo produz 500 ml de lágrima / ano
  2. Podemos chorar de tristeza ou de felicidade
  3. As mulheres choram em média 5 vezes mais que os homens. Mas isso ocorre por que os homens são incentivados a não chorar desde pequeno. Quem nunca ouviu a expressão homem não chora?

- Homem não chora mesmo? Menino não chora?


Que bom que muitos homens já sabem que chorar não é sinal de fraqueza e sim de que há uma emoção que pode e precisa ser liberada em forma de lágrimas.

A cultura machista prega, desde sempre, que os meninos não devem chorar e assim, pais e mães vivem dizendo aos seus filhos quando estes choram: "menino não chora". E a cada vez que a criança escuta isso, ela aprisiona uma emoção... a qual, mais tarde, anos depois, pode ser liberada com agressividade, ou depressão ou deflagrando doenças. Sim, emoções bloqueadas podem ser somatizadas e se transformar em doenças físicas.

- Chorar de alegria!


Lembre-se que chorar não é necessariamente sinal de que há algo ruim, já que pode-se chorar de alegria. O choro é uma maneira de liberar uma emoção, sendo ela positiva ou negativa.

Então... Quando o choro vier... Não o engula, CHORE!

Fonte: as informações são da psicóloga Ana Maria Rossi e da farmacêutica&Bioquímica Dra. Renata Fraia
Leia Mais ►

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada