Colesterol Alto na Gravidez: como evitar, incidência e consequências


No Dia de Combate ao Colesterol, médico alerta sobre o Colesterol alto na gravidez

O dia 8 de agosto é dedicado ao Dia de Combate ao Colesterol. Sabia que o colesterol alto na gravidez pode ser muito prejudicial?

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e o derrame (AVC).

O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. Mohamad Barakat, médico, alerta sobre esse tipo de problema em mulheres grávidas.

Colesterol Alto na Gravidez

Incidência do colesterol alto na gravidez 

Durante o período de gestação o cuidado tem que ser redobrado.

“É esperado um aumento de cerca de 60% do colesterol total, e, portanto, as futuras mamães precisam ficar atentas a esses níveis. Geralmente eles começam a subir na 16ª semana de gestação e por volta das 30 semanas, ele pode chegar a ser 50 ou 60% mais alto que antes da gestação”, comenta Barakat.

Para quem já apresenta níveis altos de colesterol, o cuidado deve ser ainda maior, principalmente com a alimentação, pois o colesterol alto pode ser prejudicial para o bebê.

“Durante a gravidez, a criança pode acumular fios de gordura dentro de seus vasos sanguíneos, e consequentemente, pode vir a favorecer a instalação de doenças cardíacas ainda na infância”, ressalta o médico.

Dicas para evitar o colesterol alto na gravidez (alimentação na gestação): 

Para Barakat, a alimentação deve ser rica em fibras em vitamina C, ou seja, é aconselhável consumo de frutas, principalmente as vermelhas, que se mostraram eficazes na diminuição do colesterol ruim.

“Coma cerca de 3 vezes ao dia, como legumes duas vezes por dia e cereais integrais, sempre que possível. Prefira peixes e adicione azeite de oliva, esse tipo de óleo aumenta o colesterol bom, e isso fará muito bem para quem apresenta nível elevado do LDL (colesterol ruim), além de ficar longe de carboidratos, açúcares e sucos industrializados e refinados”, finaliza.

Leia mais sobre:
  1. Gravidez
  2. Colesterol
  3. Alimentação na gestação
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Mais posts...

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada