Unhas enfraquecem no inverno

O friozinho da estação pode ser aconchegante, mas tem suas desvantagens - principalmente para a saúde. O clima gelado afeta a pele, os cabelos e até as unhas. É isso mesmo o Unhas enfraquecem no inverno.

Isso acontece devido à desidratação, acentuada com a exposição ao vento, ar seco, frio e à água excessivamente quente do banho. Não raro as unhas ficam fracas e descamam, fazendo o esmalte durar apenas um ou dois dias.

Segundo Fátima Rabay, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD-SP ), outros fatores também explicam a descamação das unhas.

"Doenças como micoses, psoríase, diminuição do hormônio feminino estrógeno, anemia e hipotireoidismo são algumas causas. Também pode agredir a unha o próprio esmalte quando é usado continuamente, devido à presença do formol", explica.

Inverno enfraquece as unhas

É importante deixar a unha "respirar", ou seja, ficar sem nenhum produto, por, pelo menos, dois dias entre uma esmaltação e outra. E optar, sempre que possível, por removedores que não contêm acetona, pois são menos agressivos.

"Usar base antes de cada aplicação de esmalte também protegerá suas unhas e ajudará a fortalecê-las. Outra dica legal para manter suas unhas protegidas, tanto no inverno, quanto no verão, é utilizar luvas para lavar louça e realizar tarefas domésticas"; 

Aconselha Fernanda Monteiro, consultora de tendências e proprietária do Brigitte Nail Bar.

>> Leia mais sobre Saúde das Unhas

Hidratação nas unhas é a palavra-chave


Beber muita água e ter uma alimentação balanceada irão tratar suas unhas de dentro para fora. Também vale marcar uma consulta com um dermatologista para avaliar se a causa não é algo mais grave.

Mas se o problema já se instalou, a solução é caprichar na hidratação. "Nesta estação é imprescindível hidratar constantemente as mãos e as cutículas. Para isso, não é necessário ir à manicure. Em casa, você pode aplicar um creme e massagear cada unha e cutícula por alguns segundos, para que o produto seja completamente absorvido, e lembrar-se de reaplicar logo após lavar as mãos e sempre que sentir necessidade", afirma Fernanda.

Para saber qual produto é o mais indicado entre a infinidade de opções nas prateleiras, fique de olho no rótulo. "Procure hidratantes contendo silicone ou lactato de amônia", sugere a dermatologista.

+ Laser para tratar micose nas unhas

Fernanda indica óleo de cravo e creme com a substância Dexpantenol. "Mas a escolha varia do gosto e preferência da pessoa. O importante é sempre estar atenta ao poder de hidratação dos cremes e ver qual óleo ou produto é indicado para o seu tipo de unha", ressalta.

Fonte: Unhas Decor
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Mais posts...

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada