Hiperprolactinemia: o que é o distúrbio que faz produzir leite mesmo sem estar grávida

Hiperprolactinemia. De novo: Hiper-pro-lac-ti-ne-mia, uma condição de nome difícil, mas de fácil entendimento que significa uma produção excessiva do hormônio prolactina pelo organismo da mulher.

Tal disfunção interfere no ciclo menstrual, na libido e na fertilidade de homens e mulheres

Uma doença de nome complicado, mas que é mais comum do que se imagina e pode trazer uma série de inconvenientes. Causada pela produção em excesso de hormônio prolactina – que, entre outras funções, é responsável pela produção do leite materno – a hiperprolactinemia é um distúrbio que, se não identificado a tempo, pode atrasar o diagnóstico de um tumor benigno.

+ Saúde dos Seios.

Um dos principais sintomas da doença é a produção de leite fora do período normal de amamentação após o parto.

“É a chamada galactorreia”, explica Nina Musolino, médica-supervisora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que ainda esclarece: “a hiperprolactinemia também causa alterações menstruais, como irregularidade e até falta de menstruação, e em homens, redução da potência sexual, além de redução da libido e infertilidade em ambos os sexos”.


Causas da Hiperprolactinemia


Entre as principais causas da hiperprolactinemia está o uso de alguns medicamentos, entre eles, antipsicóticos, antiácidos, antieméticos (remédios para enjoo) e anti-hipertensivos. Estresse, casos de hipotireoidismo primário e síndrome dos ovários policísticos também estão relacionados com o surgimento da alteração.

Hiperprolactinemia: o que é o distúrbio que faz produzir leite mesmo sem estar grávida

Diagnóstico da hiperprolactinemia


Além dos sintomas relacionados, o diagnóstico da hiperprolactinemia é feito por meio de um exame laboratorial que mede a concentração de prolactina no sangue. Níveis acima de 20 ou 25 ng/ml caracterizam o distúrbio. Já quando o resultado da análise for acima de 100 ng/ml, existe a possibilidade da existência de um tumor benigno da hipófise. “Esses tumores podem causar distúrbios neurológicos como cefaleia e perda visual”, diz a médica. Porém vale ressaltar que, geralmente, as consequências são reversíveis e os tumores são muito sensíveis ao tratamento medicamentoso.

Tratamento da hiperprolactinemia

Na maioria dos casos de hiperprolactinemia, o tratamento é feito com medicamentos com ação semelhante à da dopamina, como Dostinex (cabergolina), que agem diretamente na hipófise, reduzindo a produção da prolactina (ler: saiba mais sobre a prolactina)

“A cabergolina tem ação semelhante à dopamina e é o principal medicamento utilizado no combate à doença porque tem melhores resultados e menor interferência de efeitos colaterais”, diz a especialista.

Mesmo nos casos de tumores produtores de prolactina (prolactinomas) a substância é o tratamento de escolha.

“A duração do tratamento vai depender da causa da hiperprolactinemia e é muito variável. O medicamento pode ser indicado por muitos anos sem prejuízo do efeito”, conclui.

Em situações de falta de resposta à cabergolina, deve-se considerar a possibilidade de cirurgia para retirada do prolactinoma: no Brasil, apenas 15% a 20% dos indivíduos com hiperprolactinemia precisam ser submetidos à cirurgia.

31 comentários:

  1. QUAL O NOME DO EXAME DE SANGUE PRA ESTE CASO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o exame pode se chamar Prolactina PRL, PRL ou dosagem de prolactina. Ele vai detectar se há excesso de prolactina em seu sangue mesmo se você não estiver grávida ou amamentando.

      Para esse exame de sangue você deve ficar em repouso durante 30 minutos, embora métodos modernos conseguem dosar o hormônio mesmo sem a pessoa estar em repouso.

      Excluir
  2. Descobri que eu tenho hiperprolactinemia em 52 ng/ml, é o dobro do normal, ja tenho dois filhos e agora tomo o ciclo 21, o meu médico me recomendou e is que ajuda, depois de quanto tempo eu posso fazer o exame novamente para saber se ja esta tudo normalizado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tenho hiperproclactinemia faz 10 anos e está controlada com dostinex. Tenho dúvida sobre a amamentação.. Você teve leite em abundância?

      Excluir
  3. eu tenho 18 anos, nunca tive filho e do nada ta saindo tipo um leite dos meus seios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá ao médico para saber a causa dessa produção de leite. Não deixe de ir!

      Excluir
  4. nao tenho filhos mas tive relacao hj e do.meu seio direito saiu sangue e leite e normal ?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho 23 anos e nunca tive filhos, apertei os meus seios e apenas em um, saiu um liquido como se fosse leite. Isso pode ser uma doença? E que tipo de medico deve me consultar?

    ResponderExcluir
  6. Fui ao médico, ginecologista, questionei o problema, que no meu caso tem saído com frequência nas relações sexuais. Ele me disse que se for líquido claro, dos dois seios, de vários furinhos e por estimulação ou na relação sexual, é normal. Mas se for de um seio só, de cor diferente, com sangue, pode haver algum problema. Consulte o ginecologista já!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!! eu parei de amamentar faz 5 meses mas ainda sai um líquido amarelo e branco.0 que posso fazer para secar??

    ResponderExcluir
  8. boa tarde,tenho hiper e microadenoma de 0,03mm,descobri em outubro de 2011, faço tratamento com carbegolina 0,5mg comecei no 01 ano, com 01 comprimido por semana,depois 02 por semana porque comecei produzir leite,tomando 01 compri, 0,5 mg, mas me sinto muito irritada,enchada com enjoo e tontura e muita fome mas vomito a maioria do alimento que ingiro logo apos o uso medicação,tambem engordei trinta quilos, meu medico diz que o peso nao tem relação com o disturbio,fiz outros exames homonais mas estao sem alteração,microadenoma esta estacionado,a prolactina ja mediu ate 406 ng/ml, hoje esta 32 ng/ml,se puder me ajudar; desde ja agradesso!

    ResponderExcluir
  9. tenho uma irmã que ainda é moça e saia leito dos seios dela e ainda tem sintos no ovario é normal em uma virgem?

    ResponderExcluir
  10. tenho 18 anos, nao estou gravida, ja fiz dois exame de gravidez, deu tudo negativo. E esta saindo leite do meus seios, e esta vindo minha menstruação em 3 em 3 mes, nao to entendendo.. to preocupada, isso é algo serio? tenho medo de nao poder engravidar futuramente

    ResponderExcluir
  11. Ola tem 21 e esta saindo leite dos meus seios nunca engravidei i n sinto sintoma nenhum de gravidez. minha utima menstruacao foi dia 22/10/ainda n desceu estou muito preocupada mi ajundem

    ResponderExcluir
  12. descobri que tenho hipo hoje, mas nao sai liquido nenhum dos meus seio no exame deu 56,4 ml ainda nao procurei medico, é eu gostaria muito de ser mãe sera q eu posso com essa quantidade

    ResponderExcluir
  13. olá tenho 27 Anos estou muito preocupada pois desde quinta feira venho sentindo dores nos dois seios e ontem começou a sair leite amarelado do meus seios mais não é pouco é muito chega ate a vazar enquanto estou dormindo estou com muito medo será q isso é câncer?? ou será essa hipo ??

    ResponderExcluir
  14. tenho 17 anos e tenho hiper há 2 anos faço o meu tratamento com uma endócrina, tenho duvidas se posso engravidar futuramente... Começou saindo um liquido branco ate pensei que estava gravida,mais só passou de um susto, espero que esse ano termine o meu tratamento.. no inicio o hormonio era de 44,9ng/ml hoje graças a Deus e ao Dostinez ele esta em 11,25 mais o tratamento ainda não acabou, pois não posso ficar sem. Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá tenho 17 anos nunca tive relações, e ha alguns dias começou a sair leite dos meus seios isso é normal ?

    ResponderExcluir
  16. boa noite, estou desde setembro sem menstruar, tenho ovarios policisticos e a mais ou menos um mes , começou a sair liquido dos dois seios, quando estimulo no começo sai um liquido meio amarelado e depois sai como se fosse um oleo transparente, tenho apenas 3 ciclos menstruais por ano, na penultima vez que veio a monstra, este liquido ja havia saido e não era gravidez, e agora esta saindo com mais frequencia, sem estimulos , percebo que quando estou sem sutia este liquido nao sai, mas durante o dia meu sutia fica com uma mancha de molhado dos dois lados, ha eu sinto movimentos continuos durante o dia inteiro abaixo do meu umbigo, ja fiz exames de gravidez , porem deram negativos.
    alguem pode me explicar entao pq sinto estes movimentos
    elaine

    ResponderExcluir
  17. tenho 49 anos e sai uma secrecão meio amarelada do meu seio direito ñ tenho dor mas me assustei quando vi meu sutiã fica sempre manchado e normal

    ResponderExcluir
  18. Nunca engravidei mas desde os meus 15 anos sai um líquido amarelo bem amarelo mesmo dos meus seios. Hoje tenho 25 e nunca falei ao meu ginecologista porque achei que pudesse ser da minha tiróide.
    Pode ser grave?
    Fiquei com medo agora.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria de saber se produzir prolactina em demasia se dificulta a gravides e se até mesmo pode tornar uma mulher estéril!?

    ResponderExcluir
  20. olá tenho 30 anos, e três filhos o mais novo tem 2 anos e 4 meses, faz 2 anos que parei de amamentar mas continua saindo leite dos dois seios tenho varias dores de cabeça acordo com ela e durmo com ela, tem fez que mesmo tomando remédio não passa, qual é o medico que eu devo procurar, e são sintomas da doença.

    ResponderExcluir
  21. tive umas dores a baixo dos seios fui no medico ele me passou um medicamento bromoprida disse que era gastrite mais depois de cinco dias de medicamento percebi que começou sair leite dos meus seios.fiquei preocupada fiz ate exame de gravidez pra saber se poderia estar gravida mais teu negativo. e possivel que esse remedio tenha causado isso?e perigoso? o que tevo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!!

      O bromoprida pode causar aumento de prolactina. O ideal é que você vá ao médico ginecologista ou mastologista (médico dos seios); ele deverá pedir uma mamografia.

      Boa sorte!

      Excluir
  22. Boa noite tenho 30anos Mae de 2 filhos estou desde janeiro sem menstruar..ja fiz teste de.farmacia e deu negativo..resolvi ir ao medico e fiz o beta hcg e tbm deu negativo mais esta saindo leite do meu e estao doloridos o que pode ser...meu marido me cobra demais um filho..pode ser isso??

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber Mastite pode ocorre sem que a mulher esteja amamentando ou até mesmo sem ser mãe?

    ResponderExcluir
  24. Oi eu fiz exame de prolactina e deu normal, mas sai dos dois seios um liquido branco como se fosse leite. OQ PODE SER?
    Posso engraviadar mesmo se a prolactina estiver alta?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia tenho 16 anos e meus seios sao enormes de uns dias para ca comecou a sair leite e nao e pouco nao acordo toda molhada de leite e de diatenho que lencos para nao marcar a blusa . Sera que e porque meu namorado vive cjupando meus seios mas ele faz isso desde os 14 anos so agora comecou isso

    ResponderExcluir
  26. Olá, tenho 34 anos e um filho que fará 2 anos em julho. Uso o anticoncepcional Nactali, de uso contínuo, sem intervalo, desde que meu filho nasceu, por recomendação da minha gineco. Durante a relação que tive com meu marido, no dia de hoje, notamos que quando ele apertou meus seios saiu um líquido branco, parecido com leite, dos dois. Isso é normal? O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  27. Tive um aborto espontaneo ,mas antes tinha leite nos meus seios,isso pode ter causado meu aborto? já faz seis meses isso e ainda tem leite em um dos seios,isso pode ser também o motivo de eu não ter mais conseguido engravida?

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Não damos receitas nem indicamos medicamentos, pois apenas um médico e em um consultório é autorizado a prescrever medicamentos.

Fornecemos aconselhamento/assistência farmacêutica de farmacêuticos

ATENÇÃO!
Respostas que não foram escritas pelo Saúde da Mulher NÃO são de responsabilidade do Blog.

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada
sem acentos