Exercícios para gestantes

Neste artigo você lerá sobre:

- Exercícios para gestantes,
- Exercícios no pós-parto,
- Exercícios para bebês

As gestantes podem e devem fazer exercícios, mas devem ser acompanhadas por profissionais especializados e por seu médico obstetra/ginecologista. O programa Dani Rico pode ser um bom método de exercícios para gestantes fazerem atividades físicas com segurança para ela e para o bebê.

Exercícios para gestantes
Exercícios para bebês

O programa Dani Rico oferece

GESTANTE

Devido a todas as mudanças fisiológicas e estruturais durante nove meses, a grávida precisa de um programa especial que possa oferecer atividades apropriadas, específicas e seguras. Assim, o Programa Dani Rico tem o objetivo de controlar o ganho de peso, manter a condição física, prevenir a depressão gestacional e o estresse, melhorar a auto-estima e, além de tudo isso, atuar na prevenção de doenças graves como diabetes gestacional e pressão alta, visando o bem estar e melhora da qualidade de vida da gestante.

O Programa Dani Rico, oferece atividades em grupo e individuai de acordo com a necessidade e objetivo de cada aluna, monitorada por professores capacitados.


1. Ginástica Gestante: exercícios de alongamento, ginástica localiza­da e preparação para o parto – fortalecimento do assoalho pélvico, exercícios respiratórios e trabalho específico de abdominal, no qual favorece a postura da grávida diminuindo os incômodos causados pela gestação;

2. Hidrogestante: Atividade aquática que associa um trabalho de condicionamento físico nas áreas cardiopulmonar e de resistência muscular, combinada com o trabalho circulatório;

3. Natação gestante: modalidade que oferece uma manutenção da condição cardiorespiratória e fortalecimento da cadeia postural, visando o controle de peso da gestante;

4. Musculação: Com objetivo de fortalecer a musculatura, prioriza os músculos que serão solicitados na gestação e no pós-parto, buscando um equilíbrio postural, amenizando dores e desconfortos causados pelas mudanças estruturais da gestação. As séries são prescritas de acordo com os trimestres gestacionais e condição física da aluna antes de engravidar.

Veja a importância de malhar na gravidez e três exercícios essenciais


PÓS-PARTO

As aulas possibilitam à mãe retornar à atividade física na companhia de seu bebê, que ficará ao seu lado todo o tempo. Neste período de recuperação da boa forma, as atividades recomendadas são ginástica localizada, treinamento funcional, alongamento, musculação e atividades aquáticas.

Como ganho adicional, melhora da autoestima e prevenção de depressão pós parto. Os exercícios são específicos e adaptados para esta fase puerperal, com volta gradual para não causar lesões ou mesmo diminuir a produção do leite materno. É dada atenção especial ao abdômen para que não aumente a diástase abdominal (separação do reto abdominal na gestação).

As aulas em grupo também proporcionam o saudável entrosamento entre mães, que podem trocar e compartilhar experiências vividas nesta fase tão delicada de suas vidas.


MAMÃE-BEBÊ

Aulas específicas para os bebês entre três e seis meses. O objetivo é estimular nos bebês os aspectos físico, cognitivo e social de forma correta, respeitando as fases motoras de cada um.

As modalidades oferecidas para os bebês são:

1. Música: atividade que desperta curiosidade, concentração e estimula o bebê a vivenciar diversos tipos de sons e ritmos, proporcionando uma maior motivação, relaxamento e interação entre pais e bebês;

2. Psicomotricidade: extremamente importante para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, social e afetivo do bebê. Esta aula se baseia em exercícios que estimulam o bebê a fortalecer a musculatura importante para o desenvolvimento motor, no qual facilita os movimentos de sustentação, de deslocamento e de marcha como: levantar a cabeça, rolar, sentar, rastejar, engatinhar, ficar de pé.Nas aulas são estimuladas as habilidades sensoriais, fazendo com que o bebê experimente diversas sensações através da visão, audição e tato. A parte do desenvolvimento cognitivo também faz parte do programa no qual são realizados exercícios que favoreçam a curiosidade, habilidades específicas e o raciocínio do bebê.

3. Natação para bebês: Estímulo aquático no qual o bebê se sente muito à vontade por ter vivido durante nove meses no útero materno, ambiente reconhecido nesta fase inicial, no qual se assemelha ao banho do bebê, tornando uma atividade super prazerosa. Esta aula é extremamente benéfica para os bebês, pois além de estimulá-los a se deslocar livremente, fortalecendo a musculatura dos braços, tronco e pernas, proporciona um relaxamento sensacional que favorece o sono e a alimentação. A água morninha também ajuda no funcionamento dos intestinos e suaviza desconfortos.

O programa Dani Rico é oferecido na Bodytech sudoeste

Dani Rico, educadora física e idealizadora do Programa Dani Rico, é a mais nova integrante da Rede Bodytech. Referência no atendimento à toda a família, a academia ganha esse importante reforço para atender com excelência, também, às mamães para que se mantenham na atividade física tanto na gestação quanto no pós-parto. O programa já está disponível na Bodytech Sudoeste.

Fonte: Divulgação

Leia mais sobre gestantes.
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Mais posts...

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada