Candidíase, sintomas, tratamentos e causas


Aproximadamente 75% das mulheres (ou seja, a maioria) teve ou vai ter no decorrer da vida a menos um episódio de vaginite, causada em 90% dos casos pela doença candidíase, causada por um fungo chamado Candida Albicans.




Outro dado que não podemos esquecer é a reincidência, ou seja, um posterior episódio de infecção se verifica em pelo menos 40-50% das mulheres.

Ou seja, após uma suposta "cura", a candidíase volta a aparecer em quase metade das mulheres.

O fungo Cândida albicans está normalmente presente em pequenas quantidades na flora vaginal junto com outras bactérias.

Mas saiba que a cura da candidíase é possível!

*CANDIDÍASE, SINTOMAS TRATAMENTOS E CAUSAS*


Candidíase Sintomas


Os sintomas mais comuns da candidíase são secreções vaginais de cor branca acompanhada da sensação de coceira muitas vezes intensa seja a nível interno ou na parte exterior vaginal.

Candidíase Causas


Esse “hóspede” em nosso corpo pode passar da forma latente a forma clínica quando encontra as condições favoráveis, entre elas:
  • presença de açucares 
  • falta de ar (região genital abafada e sem ventilação) 
  • pouca defesa imunitária 
  • após um tratamento com antibióticos, que irá matar as bactérias benignas deixando espaço para a Cândida albicans se desenvolver

Candidíase Tratamentos





O tratamento para a candidíase se baseia na maioria dos casos no uso de medicamentos locais sob forma de aplicações e/ou banhos.

O cetoconazol, o fluconazol e o itraconazol são os medicamentos mais usados para tratar candidíase.

**A utilização desses medicamentos deve ser sempre receitada pelo seu médico ginecologista.**

E nesse ponto é bom fazer uma observação: Receitas caseiras para tratar candidíase e/ou remédios que suas amigas usaram podem não funcionar para você, porque cada corpo responde diferente a um medicamento ou a tratamentos diferentes. Só o médico vai lhe indicar o tratamento mais indicado para tratar a candidíase.

Candidíase como prevenir




IMPORTANTE sobre a candidíase!


Quanto antes a doença candidíase for tratada, mas sucesso a mulher terá na cura da candidíase, então, não deixar de ir ao ginecologista quando notar alguma secreção vaginal estranha é a conduta ideal para o diagnóstico e tratamento da candidíase.

Mais artigos relacionados à candidíase


 1. Saiba sobre a candidíase na gravidez.
 2. Leia também o que é vaginite e vulvovaginite aqui!

Texto de Renata Fraia - Farmacêutica/Jornalista do site Saúde com Ciência
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta com profissional de saúde. Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

19 comentários:

  1. valeu ae acho q eu estou cum isso!

    ResponderExcluir
  2. é tudo isso que eu tenho, mas já tomei todos esses remedios, tomei comprimido cetoconazol por 6 meses ,de vez enquanto aparece. mais o pior é que vem a urina amarela e o cheiro forte,depois dores nas costa nas perna e faço o exame não dar infecçao urinaria só da urina turva..ai tomo remedo para melhorar a urina depois de dias vem acandidiasé.. pricipalmente depois do orgasmo...mi ajude já faz 1ano 7 meses que estou assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, talvez a sua imunidade esteja baixa. Procure se alimentar muito bem, coma alimentos ricos em vitaminas, principalmente a C. Lave a região íntima com sabonete íntimo e siga TODAS as dicas dadas no post. Faça tudo isso, mas VOLTE AO MÉDICO!!

      Excluir
  3. Acho que estou com candidíase... estou gravida de 7 meses isso pode prejudicar meu bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Encontre sua resposta neste outro artigo:
      http://www.saude-mulher.com/2013/06/candidiase-na-gravidez-prejudica-o-bebe.html

      Excluir
  4. tenho 18 anos e acho q esta começando dar isso em mim to com medo as dores sao insuportavel, tem um lado q esta enchado e com bolinhas branca ja tem dois dias q estou assim

    ResponderExcluir
  5. Ola e começou a minha virilha fica inchada,com coceiras suaves e está meia vermelha e eu não sei se foi o sabonete q eu troquei ou foi a camisinha q meu namorado comprou ou outra coisa...por favor ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com um corrimento esbranquiçado e tem mal cheiro, mais nn coça!
    Pode ser Candidíase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim. Vá a um ginecologista ou mesmo a um clínico geral! Enquanto isso, mantenha a higiene em dia!

      Excluir
  7. Olá. Estou com alguns ferimentos na vagina e quando eu urino tenho um ardor, mais esse ardor tem ao mesmo tempo um prazer .. Tem a ver com essa doença ???

    ResponderExcluir
  8. Estou cm inchaço nos grandes labios e aparecem umas bolhas esbranquiçadas tanto na parte de dentro da vagina quanto na parte de fora , também estou com um corrimento intenso que chega molhar toda a minha calcinha as vezes amarelado e as vezes branco , sinto uma ardencia na hora de fazer xixi e estou com muita dor que chegou ao ponto de nao está conseguindo andar direito e quando vou tomar banho ao cair agua arde tanto que ja cheguei chorar de dor .. Nao estou conseguindo nem me depilar e isso tem 4 dias .. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  9. Estou com um inchaço nos grande labios e apareceram umas bolhas que parecem está com pus na parte de dentro da vagina quanto na parte de fora em todas as regioes, estou também com um corrimento de aspecto amarelado as vezes esbranquiçados tem hora que esse corrimento é tao intenso que chega molhar toda a minha calcinha , estou sentindo uma ardencia ao fazer xixi e logo em seguida sinto uma dor muito intensa , ao tomar banho quando cai agua arde muito que cheguei ao ponto de chorar de tanta dor .. Estou sentindo tanta dor que mal consigo andar e nao estou conseguindo nem me depilar e issoo ja tem 4 dias .. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. Tenho 13 anos e estou com medo, um lado do lábio está inchado e outro não, fica coçando, é insuportável, mas não tem mau cheiro e nem escorrimento, não quero falar pra minha mão por casos de vergonha. Me ajuda??? Pode ser candidíase

    ResponderExcluir
  11. NÃO CONSIGO ANDAR DIREITO, OS LÁBIOS DA VAGINA ESTÃO INCHADOS E COÇA MUITO, ARDE MAS NÃO ESCORRE NDA, MAS TODA HORA TENHO A IMPRESSÃO DE QUE ESTÁ ESCORRENDO ÁGUA QUANDO NDA VERDADE NÃO É NADA, TENHO 13 ANOS E ESTOU COM VERGONHA DE FALAR PRA MINHA MÃE, PODE SER CANDIDÍASE?? ESTOU COM MEDO. ME AJUDA, ELA É GRAVE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provavel ser candidiase, não é grave, todas nós lidamos com isso. Lave suas calcinhas com sabão neutro, seque ao sol e em locais ventilados e não esqueça de engomá-las. Coma menos doce e mais alimentos rico em vitaminas.

      Excluir
  12. Oi, hoje eu acordei com um tipo de líquido como se fosse leite qualhado. Horas depois eu percebi que estava saindo mais disso. Isso é um sintoma da Candidíase?

    ResponderExcluir
  13. Tenho 15 anos, e estou com todos os sintomas da
    Candidiase , nao sou mais virgem e nao quero ir no ginecologista pra minha mae nao descobrir q nao sou mais virgem.. eu e meu namorado estamos mt preocupados o que fazer pra acabar com isso me ajudem por favor é urgente!!! Arde muito doi muito.. e quando faco sexo sangra e doi!! ��

    ResponderExcluir
  14. Estou com uma ardência no labio direito e me incomoda quando ando ou sento. Tive candidíase há uns anos e me tratei. Tenho suspeita de que seja isso de novo pois o exame de urina não deu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal a candidíase voltar se estamos com sistema imunologico baixo. E pode crer amiga estou como você sofrendo a 2 semanas com essa desgraça!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Não indicamos medicamentos, pois apenas um médico, dentista e farmacêutico são autorizados a prescrever prescrever medicamentos e, ainda sim, em um local físico de trabalho.

Fornecemos aconselhamento/assistência farmacêutica.

Infelizmente, não conseguimos responder a todas as perguntas, mas muitas são respondidas pelos próprios internautas que veem as perguntas e as respondem.

ATENÇÃO!
Respostas que não foram escritas pelo Saúde da Mulher NÃO são de responsabilidade do Blog.

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada