Amenorreia, significado, causas e sintomas

A palavra Amenorreia significa ausência de menstruação.

Ou seja, por causas naturais (menopausa), gravidez ou antes da puberdade, ou por alguma enfermidade, a mulher não menstrua.


A amenorreia pode ser classificada em primária ou secundária. A amenorreia primária define a ausência de menarca. Já a amenorreia secundária se dá por falta de menstruação por 3 ciclos consecutivos ou 6 meses em mulheres que já apresentaram ciclo normal.

Em qualquer dos casos acima, é necessário que seu médico seja consultado.

As causas da amenorreia podem ser muitas, como por exemplo alguns medicamentos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central (ex. tumor hipersecretante prolactina). Mulheres corredoras podem ter amenorreia numa frequência maior do que mulheres que não praticam esportes.
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

29 comentários:

  1. O QUE É TUMOR HINPERSECRETANTE DA PROLACTINA

    ResponderExcluir
  2. a reposição trh e importante?pq?

    ResponderExcluir
  3. estou muito preucupada tenho 22 anos e estou há 2 messes,sem mestruar já fiz exame beta HCG e deu negativo todos não sei o que fazer mais estou indo fazer uma ultravaginal pra vêr o que vai dar.

    ResponderExcluir
  4. estou muito preucupada tenho 23 anos e estou há 2 messes,sem mestruar já fiz exame tig e agora vou fazer beta HCG e não sei o que fazer mais estou indo fazer uma ultravaginal pra vêr o que vai dar.

    ResponderExcluir
  5. tive um aborto a pouco tempo, mas faço bastante exercicio na academia e ainda tomo um remedio por nome de lipo six black..... por isso minha menstruação ñ vem á 45 dias, ja fiz exame de gravidez, de ultrason e nada..... ñ sei mais o q/ fazer......

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo, se vc já fez ultrassom é pq foi ao médico. Vc deverá retornar a ele ou ir a outro médico. Só um médico ginecologista pode resolver seu problema!!!

    ResponderExcluir
  7. Oii tenho 16 anos e nunca tive nenhum tipo de relaçao sexual, nao tomo remedios nem nada do tipo, fazem quase 3 meses q nao menstrou e estou preocupada.
    oq eu posso fazer, sem ir ao medico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary,

      O ideal seria, sem dúvida, você ir ao médico. Aliás, pela sua idade você deveria fazer sua primeira consulta de rotina ao ginecologista. vá ao médico, se tiver muita vergonha vá a uma médica!

      boa sorte

      Excluir
  8. estou gravida de 34 semanas na minha ultima ultrassom tava escrito bem embaixo que ( é tempo de amenorréia? ) naum sei oque que significa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMENORREIA SIGNIFICA A FALTA DA MESTRUAÇÃO,ESPERO TER AJUDADO!

      Excluir
  9. Luzia,
    Tenho 50 anos ja fiz todos exames de rotina no caso anual deu tudo ok.
    Nao tomo nenhum medicamento para evitar filhos.
    No mês de março/2013 não fiquei menstruada, mas em abril veio no dia 4.ok fiquei os dias normal que sempre fiquei 5 dias. dia 18 de abril, voltou saindo um sangue rosa claro com muita colica.estou ate a data de hoje com esse problema 25/04/2013.
    O que devo fazer.

    ResponderExcluir
  10. o tamanho do mioma influencia em alguma coisa

    ResponderExcluir
  11. estava tomando anticoncepcional de 3 meses e parei e ainda não estou menstruando isso é normal?

    ResponderExcluir
  12. Tou com minha mestruacao atrasada a 2 meses so q nao consta se gravidez, tomava remedio e depois q acabou os remedioo a mestruacao soo apontou, tou com medoo. VC PODE ME AJUDAR.. nunca desceuu e ja vai entrar pro 3 mes

    ResponderExcluir
  13. tenho 14 anos e estou há 1 mês sem mestruar isso é normal? estou preucopada

    ResponderExcluir
  14. tenho 14 anos e estou há um mês sem mestruar isso é normal???

    ResponderExcluir
  15. Tenho 18 anos e minha menstruação está atrasada a quase três meses e sou virgem. Preciso ir ao médico pq para mim era normal atrasar.

    ResponderExcluir
  16. Tenho 50 anos, como minha menstruação estava irregular , fui ao médico que pediu exames. Foram diagnosticado 3 pólipos, a médica deixou para retira-los em fevereiro/14. Agora fazem 3 meses que não menstruo, é normal?

    ResponderExcluir
  17. Nao menstruo 3meses o que pode ser pode ser um chisto

    ResponderExcluir
  18. MEU NOMI E CLAUDIA,TENHO 24 ANOS .EU TOMAVA ANTI CONCEPICIONAL CICLO 21 E PAREI ,MINHA MESTRUAÇAO ESTA ATRASADA JA FAS 18 DIAS,FIS DOIS EXAMIS BETA HCG E DERAM NEGATIVOS, ESTOU SENTINDO MUITAS COLICAS E DORIS LOMBARIS,ESTOU PREUCUPADA, JA FUI AU MEDICO E ELI DISI QUE U MAIS PROVAVEU E QUE EU ESTEJA GRAVIDA, MAIS COMO SI OS EXAMIS DERAM NEGATIVOS , PORFAVOR PESSO QUE MIN AJUDEM.

    ResponderExcluir
  19. estou com a minha mestruaçao atrasada ja fais 18 dias, ja fis dois beta hcg mais deram negativos, nao cei mais o que faser porfavor min ajuden.estou com muitas colica so do lado direito e doris lombar,ja nao aguento mais essa angustia.

    ResponderExcluir
  20. meu nome e Daniela tenho 29 anos tenho filha 12 anos a 1 ano a minha mestruação esta descontrolada vinha e parava e depois vou diminuindo o sangramento dos meses agora ja vai fazer 6 meses que não desce mais não sinto nada e também não estou gravida oque devo fazer ???

    ResponderExcluir
  21. Ir ao medico q ele te enforma

    ResponderExcluir
  22. Eu também estou com a mestruaçao atrasada pois fiz 5 teste de urina e 2 exame de sangue todos derão negativo. E isso significa q ue não estou gravida pois pssei no ginicologista e ele me pedio o trans vaginal .tambem nao acusou nem gravides ,pois ele me falou q ue estou com amenoreia porriso o atraso mestrual de25dias. Pois o medico me passou um remedio pra deçer dentro de 5 dias estou mais aliviada .so de saber q não estou gravida ..depois coloco o nome do remedio se der serto comigo..vou comprar pois acabei de chegar do g.o

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. tenho 19 anos sou casada e minha mestruaçao so vem de 3 a 3 meis e eu fico toda enchada e ja fiz o teste e n estou gravida o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. tenho 30 anos estou a 10 meses sem minha menstruação,fiz o teste deu negativo e tbm eu tomava anticoncepcional todo mês pra minha menstruação não vim eu parei a minha menstruação vinha todo mês.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia tenho 42 anos e meu namorado 67 nos recionamos no dia 26 de maio,a camisinha escapou não deixei que terminasse. Por isso fozemos voito interrompido, no dia deguinte tomei a pilula do dia seguinte na wusl tomei os 2 comprimidos juntos como a balconista da farmácia me orientou. Com 6 dias apos fiz um teste beta hacg deu negativo, no dia 5 de junho ssngrei ate o dia 10. No dia 16 de junho repeti o beta hcg eue deu negativo. Fiz uma transvaginal na qual deu cistos noz ovarios e 3 miomas no utero o maior com 2o milimetros.En julho a menstruaçao eta pra vir no dia 8 na eual desceu no dia 20 e ate 29 de julhomuito pouquinho 1colher de sopa por dia.refiz o beta hcga pela terceira vez que deu negativo. Sinto dores abdominais,enjoo, cólicas . dia 16 de agodto começou a descer uma sujeirinha de sangue tipo 1 colher ee sobremesa ste agora. Me ajudem por favor eu quetia saber se há a possibilidade e eu estar grávida, ???.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, há inúmeras causas para o "sangue não descer", nao apenas a gravidez. E se você já repetiu o exame de gravidez e deu negativo, nao há como vc estar grávida mesmo. Acho importante vc levar o resultado do transvaginal para o médico que solicitou o exame, pode ser que a menstruação não esteja ocorrendo pelo resultado apresentado nos seus exames, mas é apenas uma hipótese. Relate todos os sintomas ao seu médico. Ele saberá te orientá-la.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo.

Não damos receitas nem indicamos medicamentos, pois apenas um médico e em um consultório é autorizado a prescrever medicamentos.

Fornecemos aconselhamento/assistência farmacêutica de farmacêuticos.

Infelizmente, não conseguimos responder a todas as perguntas, mas as mesmas são publicadas, pois há muitos internautas que veem as perguntas e as respondem.

ATENÇÃO!
Respostas que não foram escritas pelo Saúde da Mulher NÃO são de responsabilidade do Blog.

Compre Joias online e receba em casa

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada
sem acentos