Gravidez psicológica, sintomas


A gravidez psicológica (cujo nome médico é pseudociese), como o próprio nome já diz, é psicológica, ou seja, não é real, não há feto... não há bebê. A gravidez psicológica em cadelas, por exemplo, é muito comum.

Gravidez psicológica, o que é


A gravidez psicológica ocorre devido a fatores hormonais, o organismo acha que a mulher está grávida e prepara o corpo da mulher pra alimentar e aconchegar o bebê. Geralmente, há por trás dessa falsa gestação um desejo muito grande de ser mãe.

gravidez psicológica o que é
Gravidez psicológica, sintomas

Gravidez psicológica sintomas


Os sintomas da gravidez psicológica são idênticos a uma gestação normal.

O útero se desenvolve, o desejo de ser mãe é tão grande que a mulher produz hormônio prolactina, o qual é responsável pela interrupção da menstruação e pela lactação (produção de leite).

Os enjoos matinais e contrações musculares também estão presentes. Muitas mulheres sentem, inclusive, o trabalho de parto se iniciar.


Resumo dos sintomas da gravidez psicológica

  • Desenvolvimento do útero;
  • Produção do hormônio prolactina (que produz leite);
  • Enjoos matinais
  • Sensação do trabalho de parto começando (sintomas mais raros).

Tratamento para gravidez psicológica
Um acompanhamento psicológico é necessário e geralmente, a prescrição de hormônios para inibir a prolactina, para a mulher voltar a menstruar e parar de produzir leite.
 
Conteúdo do Saúde da Mulher é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde da Mulher. Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.

Não encontrou o que buscava? Pesquise

Pesquisa personalizada
sem acentos